Ressonance RPG



 
HomeInícioCHATRegistrar-seConectar-seBuscarCalendárioFAQ

Compartilhe | 
 

 Mestrando para uma mesa heterogênea

Ir em baixo 
AutorMensagem
Gracilariopsis

avatar

Mensagens : 223
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 43
Localização : São Paulo

MensagemAssunto: Mestrando para uma mesa heterogênea   Dom Set 05, 2010 12:57 pm

Publicado originalmente no meu Multiply

Quantos de nós nunca se depararam com a dificil tarefa de ter de mestrar para pessoas que sabidamente possuem diferentes gostos e idades? Ou pior ainda, ter de mestrar para desconhecidos? A princípio isso parece um problema sem solução, e surgem as inseguranças. Será que se eu fizer uma crônica um pouco mais investigativa, os jogadores "pancadeiros" vão ficar entediados? Será que se eu investir na pancadaria, os jogadores que gostam mais de envolvimento psicológico dos personagens ficarão desestimulados?

A solução mais adequada para esse problema é alternar os ritmos de narrativa. É mesclar momentos mais calmos com situações completamente fora do controle. Se em um momento todos estão tendo uma discussão filosófica-existencialista, de repente tudo vira de cabeça para baixo e a ação desenfreada começa. E antes que as cenas de ação se tornem tão longas a ponto de desestimular quem não curte muito as batalhas, ela se encerra, e os jogadores colhem os frutos ou arcam com as consequências do acontecido.

O que acontece no dia seguinte a uma batalha que terminou com algumas mortes? É momento de descansar, curar as feridas, ou é momento de receber uma carta anônima e descobrir que cairam em uma grande furada, já que o grande aliado do inimigo caído agora quer vingança - ou outro clichê divertido? O estresse psicológico, o terrorismo, o suspense, são coisas altamente estimulantes para jogadores que preferem o lado psicológico dos personagens. Enquanto eles sofrem o "baque" das novas descobertas, ou buscam investigar a origem da nova ameaça, ou procuram seus conhecidos para obter informações, os "porradeiros" do grupo já estarão pensando em uma estratégia para sobreviver aos novos desafios.

Dessa forma, você não deixa o seu grupo parado. Existem coisas diferentes que todo mundo pode fazer para resolver o mesmo problema. E mesmo que novamente tudo termine em pancadaria, faça valer o esforço dos personagens investigativos, deixando que eles descubram pontos fracos, formas de vencer, efetivamente dando vantagens ao grupo quando ele for enfrentar o inimigo.

O que fazer com jogadores com grande diferença de idade? Isso só vai ser um problema se você tratar assim. Se você tratar diferente o garoto de 13 anos e o homem de 30, você mesmo acabará criando um clima desfavorável na sua mesa. As formas de pensamento podem ser diferentes, e os gostos também. Você provavelmente terá de pegar leve nas primeiras sessões se pretendia adotar uma temática mais adulta. Com o tempo você conhecerá seus jogadores e conseguirá saber até onde deve ir.

Outro erro recorrente dos narradores é achar que mulheres jogando tem gostos diferentes dos homens. O que acontece é que mulheres geralmente não gostam de machismo e piadas porcas. Mas dentro do jogo, elas podem ser tão "uga" quanto qualquer personagem feito por um jogador "uga". Eu já contei que meu primeiro personagem num jogo de RPG foi um bárbaro. Bom, ele sabia ser bem "uga".

Em termos de gostos, não é a idade ou o gênero da pessoa que irá definir que tipo de jogo ela mais curte. Essas diferenças são pessoais, e portanto, difíceis de prever. Ao mestrar, procure diversificar os ritmos, temas e atmosferas, e verá que rapidamente seu jogo se tornará estimulante para todos.

_________________
Alga Marinha Mutante Ninja
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://gracilariopsis.multiply.com/
Hagen

avatar

Mensagens : 599
Data de inscrição : 18/08/2010
Idade : 33
Localização : Asgard

MensagemAssunto: Re: Mestrando para uma mesa heterogênea   Qui Out 14, 2010 1:00 pm

Gracilariopsis escreveu:
Publicado originalmente no meu Multiply

Quantos de nós nunca se depararam com a dificil tarefa de ter de mestrar para pessoas que sabidamente possuem diferentes gostos e idades? Ou pior ainda, ter de mestrar para desconhecidos? A princípio isso parece um problema sem solução, e surgem as inseguranças. Será que se eu fizer uma crônica um pouco mais investigativa, os jogadores "pancadeiros" vão ficar entediados? Será que se eu investir na pancadaria, os jogadores que gostam mais de envolvimento psicológico dos personagens ficarão desestimulados?


A solução mais adequada para esse problema é alternar os ritmos de narrativa. É mesclar momentos mais calmos com situações completamente fora do controle. Se em um momento todos estão tendo uma discussão filosófica-existencialista, de repente tudo vira de cabeça para baixo e a ação desenfreada começa. E antes que as cenas de ação se tornem tão longas a ponto de desestimular quem não curte muito as batalhas, ela se encerra, e os jogadores colhem os frutos ou arcam com as consequências do acontecido.

para mim pelo menos, sempre foi o significado de aventura/narração perfeita, aquela que envolvia ação, suspense, enigmas, diálogos entre outras coisas. Mas acho que independente da trama ou do que acontee a melhor forma de mostrar o rpg é fazer com que cada um interprete seu personagem, sendo como ele fala, o que ele faz, independente da ambientação no momento.



Citação :
O que fazer com jogadores com grande diferença de idade? Isso só vai ser um problema se você tratar assim. Se você tratar diferente o garoto de 13 anos e o homem de 30, você mesmo acabará criando um clima desfavorável na sua mesa. As formas de pensamento podem ser diferentes, e os gostos também. Você provavelmente terá de pegar leve nas primeiras sessões se pretendia adotar uma temática mais adulta. Com o tempo você conhecerá seus jogadores e conseguirá saber até onde deve ir.

Você levantou um ponto de idade que pode ser extremamente delicado. Sinceramente, não devemos misturar grupos com idades discrepantes. Um jogador de treze anos não deve entrar numa mesa de 30. Ainda mais para jogos tensos como WOD por exemplo. Acho que maturidade conta muito, afinal não é só a aventura, e sim o grupo. Se vc tem algum adolescente de 13 anos, com um grupo de faixa etária de 22-30 anos, não seria agradável, pela falta de maturidade do jovem. Se temos problemas com pessoas maiores de idade, imagine alguém com 13 anos. Fora a ambientação, você terá que pegar leve em todos os jogos, não somente nas primeiras sessões, e fora a maturidade de colocar certas coisas, não poderáimos colocar uma ação de uma espiral negra para alguém de 13 anos, por exemplo. Ou mesmo uma sedução, num jogo de vampiro, um jogo que é mais intriga do que outra coisa. Por mais que eu comecei com lobisomem aos 12 anos de idade, não deveríamos misturar adultos nisso.



Citação :
Outro erro recorrente dos narradores é achar que mulheres jogando tem gostos diferentes dos homens. O que acontece é que mulheres geralmente não gostam de machismo e piadas porcas. Mas dentro do jogo, elas podem ser tão "uga" quanto qualquer personagem feito por um jogador "uga". Eu já contei que meu primeiro personagem num jogo de RPG foi um bárbaro. Bom, ele sabia ser bem "uga".

Piadas porcas entra no mesmo quesioto do outro tópico. ou Seja falta de respeito. Seja na mesa de rpg ou no grupo da faculdade.

Citação :
Em termos de gostos, não é a idade ou o gênero da pessoa que irá definir que tipo de jogo ela mais curte. Essas diferenças são pessoais, e portanto, difíceis de prever. Ao mestrar, procure diversificar os ritmos, temas e atmosferas, e verá que rapidamente seu jogo se tornará estimulante para todos.

A idade não define o gosto. Tanto que vejo marmanjo jogando pokemon por exemplo, mas ela define como o grupo se comporta, certos temas são impossiveis se aplicados a pessoas que tem 32 e 13 anos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://rrpg.ultimarpg.net/
 
Mestrando para uma mesa heterogênea
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» A Noite Sem Fim - Serenata para a Eternidade (Crônica Oficial)
» Com conseguir dinheiro de graça para sua conta paypal
» Pedidos para scripts de netplay para eu personalizar meu game
» Perfect WebSystem para TelamLudus v3 - By Nietore
» Recrutamento para "Super Mario Starter Kit"

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Ressonance RPG :: RPG :: Jogando RPG-
Ir para: